segunda-feira, 18 de abril de 2011

concursos publicos que não chamam os aprovados....

É com grande pesar que vejo toda essa situação por que atravessam milhares de jovens brasileiros, que se dedicam a sua formação cultural e intelectual, nas universidades ou nos colegios de todo nosso país... e ainda destinam parte de seu precioso tempo a preparação para algum concurso publico, pois o que está acontecendo é um total desrespeito com essa grande parcela da sociedade brasileira.

Ja nao bastasse a concorrencia absurda que o candidato tem que enfrentar em quaisquer que seja o pleito... após a tão almejada aprovação no concurso... ainda existem varios obstaculos até que o cidadão consiga a sua nomeação no serviço publico... eu poderia aqui enumerar varios impecilios que contribuem para esse absurdo da não convocação de aprovados nos concursos em todo nosso Brasil.

Todavia, irei me apegar aos dois mais relevantes em minha opinião.... que são:
* tercerizações no serviço publico;
* contratação de apadrinhados póliticos via nomeação sem concurso publico, o tao conhecido CC ( cargo de confiança )

Pois bem, observemos o que acontece com as tercerizações no serviço publico, o individuo por ser amigo de um gerente ou de um certo politico influente, consegue um contrato para exercer tal função em repartição publica e por um determinado periodo vira um "servidor publico" sem concurso prestar... em contrapartida aquele jovem cidadao que estudou, se sacrificou, abdicou de varios prazeres que a sua realidade pode lhe ofertar, apenas para se preparar para um concurso, fica a espera de ser nomeado em sua função publica, e por sua vez, é impedido pelo fato do governo estar com a folha de pagamento nos limites da lei de responsdabilidade fiscal... mas é claro, as repartições estão cheias de apadrinhados, e muitas vezes "esqueminhas" de algum pistolão da tal repartição. dessa forma não tem como o aprovado no concurso ter deu direito sagrado respeitado, uma vez que tem algum favorecido ocupando sua vaga.

Isso vem acontecendo a anos, no serviço publico, o fato mais claro e notorio dessa absurda e repudiavel pratica, tem sido observada, no Banco do Nordeste - BNB.

O citado banco, fez concurso para diversos cargos no ano de 2010, mais precisamente em Abril daquele ano, pois bem, é conhecido da maioria das autoridades competentes que o banco em questão, tem varias firmas que tercerizam varias ações dentro de suas agencias, sendo assim, o banco tem um numero reduzido de funcionmarios concursados em seu quadro funcional, esta feita, era esperado que apos a relaização do concurso acima citado, seriam varias e inumeras as chamdas de pessoal aprovado no pleito.

Pois bem,o quadro que se ver é totalmente diferente, até a presente data ja passados um ano da prova do concurso, miseros 200 aprovados foram convocados pelo banco, sendo que 30 ou 40% destes foram chamados devido a desistencias de alguns aprovados no pleito, esse numero é referente apenas aos analistas bancarios, a grande maioria de aprovados no concurso de 2010... foram mais de 4 mil aprovados e até agora apenas 5% do total foi convocado... tal absurdo só é superado quando olhamos a situação dos analistas tecnicos, e dos cargos que exigem cargo superior.... que até agora não chamou ninguem... apenas advogados, estes porque entraram com ação na justiça para cobrar seus direitos... sendo assim, o que esperar dessse concurso? sei que dificilmente as autoridades competentes terão interesse de comprar essa nossa briga, pois as mesmas, geralmente tem seus interesses proprios... e mexer com tercerizações em nosso país é mexer com gente grauda e influente...

De toda forma só gostaria de deixar aqui registrado meu repudio com tal situação e deixar bem claro que não irei me calar, perante essa safadeza que é a tercerizição do serviço publico... pois a constituição federal, deixa bem explicito que para adentrar no seviço publico, municipal, estadual ou federal é somente via concurso publico, e não atravez dessa pratica imunda, desrespeitosa e sem carater, que é utilizada por governantes de todas as esferas, para ajeitar seus parentes e apadrinhados dando-lhes um emprego que é nosso por direito.

Sou concurseiro, eleitor, cidadão brasileiro e exigo respeito e meu emprego... que conquistei as custas de muitas horas de estudo e dedicação... e não puxando o saco de ninguem importante...

VAMOS A LUTA COMPANHEIROS... JUNTOS SOMOS FORTES!!!

PAULINHO PALMERENSE

APROVADO NO CONCURSO DO BNB 2010.

5 comentários:

  1. é isso aí PAULINHO PALMERENSE; também passei no BNB e no meu polo só chamaram 1 pessoa e eu que não fiquei em posição tão boa, já quase esvaíram-se as esperanças. quando fiz o concurso achei sinceramente que ia chamar, haja visto o histórico, mas o BNB se define tão somente em decepção para a grande maioria dos aprovados.

    ResponderExcluir
  2. Paulinho, é isso mesmo! Falou tudo!
    Moro em SP mas conheço SE inteiro, morei 7 anos aí!
    Abraço!
    C Renê

    ResponderExcluir
  3. lincoln.... o bnb nunca foi assim, seus concursos eram certeza de convocação... agora com a mafia das tercerizações... a coisa ta feia... mas nao percamos as esperanças, o proprio bnb, mostrou q não devemos desanimar, com a convocação de ultima hora do pessoal do maranhao, no ultimo dia de vigencia do concurso... entao acreditemos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você Paulinho, pois também passei em 5º no BA5 que tb não chamaram ninguém, e mais: dizem na Superintendência que nosso pólo é complicado pois tem muitos efetivos
    que querem tranferências para o mesmo e a prioridade é para eles... Isso é BRAZIL
    fica aqui a minha indignação e de muitos concurseiros...

    ResponderExcluir
  5. Ei mano, o que vc diz dos concursos de instituições educacionais de ensino superior -Universidades-? Nelas também impera esses tipos de conchavos ou elas são um pouco mais livres para atuar? Grande abraço! Sim, sou palmerense também.

    ResponderExcluir